Minha foto
Blog criado com o objetivo de expor idéias, troca de sugestões e interação sobre os projetos desenvolvidos pelo Centro Acadêmico Chapa Intensiva em conjunto com os Acadêmicos de Enfermagem, professores, coordenação bem como, a comunidade em geral.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

14/05/2010 - Relatos dos Acadêmicos sobre o Encerramento da 7ª Semana Acadêmica de Enfermagem - UDESC

"O término da semana da enfermagem foi finalizado com chave de ouro após a palestra realizada pela Enfª Dra. Marlene Portela, esta enfatizou pontos importantes sobre a importância da profissão enfermagem, valorizando a mesma e despertando ainda mais admiração e orgulho pela nossa futura profissão. Após a palestra posso afirmar que inegavelmente, há poder envolvido na prática da Enfermagem e na relação terapêutica que se estabelece entre os profissionais da área e a clientela. Este poder que saliento, é o poder da preocupação e da responsabilidade para com os outros, ou seja, o poder do cuidado do qual eu me dôo sem esquecer de quem eu sou.
O poder associado ao processo de cuidar da Enfermagem é indiscutível, pois está no cerne da profissão. Assim, precisamos refletir sobre o significado e a importância do poder em nossas vidas profissionais, e desenvolver a competência técnica, científica necessária à prática da Enfermagem, em nosso próprio benefício, e, muito especialmente, das pessoas de quem cuidamos."
(Nívia Dacoregio - 5ª Fase)

_____________________

"A semana acadêmica de Enfermagem para mim representou satisfação e me instigou a querer buscar ser melhor como acadêmica e, futuramente, como profissional. Já refleti muito se deveria seguir o caminho da enfermagem, entretanto, cada vez mais me surpreendo com as oportunidades e trabalhos com as quais a enfermagem está relacionada. E isso é fruto desses momentos em que nos são proporcionados informações e muito aprendizado quanto à vida profissional e a nossa inserção na sociedade. Em especial, a palestra de encerramento, realizada pela Enfª Drª Marlene Portela, sobre “O poder do cuidado”, motivou-me em vários sentidos, principalmente quando enfatizou que somos nós, atuantes e futuros enfermeiros, os responsáveis pelo total acolhimento do paciente, proporcionando a este tudo aquilo que está ao nosso alcance, buscando de todas as maneiras minimizar seu sofrimento, ou seja, tudo aquilo que sempre preconizei. Estou, portanto, satisfeita com tudo aquilo que nos foi proposto nessa semana acadêmica e parabenizo a todos os responsáveis pela sua realização. Parabéns!"
(Anne Lise Borstmann - 4ª Fase)

________________________
"Apresentei dois trabalhos na semana da enfermagem. Um foi o curso de capacitação para cuidadores leigos de idosos (trabalho realizado com a professora Bernadete e a acadêmica Carolina Otto). Outro trabalho foi contra-referência dos cuidados de enfermagem ao paciente oncologico (TCC, apresentado em 2009/2, juntamente com a acadêmica Tanylaen Steffanon e professora Marta Kobis.). O conhecimento é algo mutável e vulnerável ao tempo, tornando-se ultrapassado, até mesmo esquecido. Apresentar estes trabalhos, é ser ou fazer algo diferente, ser a diferença na vida do outro, buscar conhecimento para dar um cuidado, relembrar o que somos e nosso papel perante o processo saúde/doença. Sabendo é claro que não há conhecimento em excesso para que não se possa aprender. Gostaria de agradecer a oportunidade, e parabenizá-los pelo evento."
(Ana Paula Baretta - Ex-acadêmica do curso de enfermagem da UDESC 2009/2)



_______________________



"Quero parabenizar mais uma vez e, dessa vez, em público, a todos os "UNIversitários" do Curso de Enfermagem da UDESC, (UNI - UNIÃO, UNIVERSO...). Vocês fizeram com que a idéia de tornar nosso curso e nossa profissão visível e valorizada, se tornasse realidade. Agradeço o empenho, a garra, a energia, a vontade, qualidades que prezo demais, de todos vocês.
É através dessas demonstrações de amor a nossa profissão, que cada vez tenho mais e mais vontade de me dedicar a contribuir na formação de vocês. Para expressar meu pensamento, uso um pequeno trecho do Livro: Pedagogia da Esperança de Paulo Freire, por quem tenho muito apreço e com quem compartilho a maioria das idéias.



" Enquanto necessidade ontológica a esperança precisa da prática para tornar-se concretude histórica. É por isso que não há esperança na pura espera, nem tampouco se alcança o que se espera na espera pura, que vira, assim, espera vã. (...) Daí a precisão de uma certa educação da esperança. É que ela tem uma tal importância em nossa existência individual e social, que não devemos experimentá-la de forma errada, deixando que ela resvale para a desesperança e o desespero. Desesperança e desespero, consequência e razão de ser da inação ou do imobilismo."



Traduzindo, precisamos fazer as coisas acontecerem e não esperar que elas aconteçam!"



(Profª Simone Nothaft)

Nenhum comentário:

Postar um comentário